História do Canil Morlich


História do Canil Morlich

Quando buscávamos o nome para nosso canil, em 2005, surgiu a oportunidade de fazer a tão sonhada viagem a Crufts. E melhor ainda foi descobrir que no período em que estaríamos no Reino Unido, haveria uma exposição aberta em Alva, uma pequena cidade nos arredores de Stirling. Para nossa grande surpresa, Denise Barley, titular do canil Runivals na Escócia e quem conhecíamos "virtualmente" das listas de bearded collies na internet nos convidou para visitá-la.

Partindo de Alva, Denise nos levou para sua casa em Aviemore, nos Highlands da Escócia. Além das lembranças dos bons bate-papos e do maravilhoso álbum de fotos com pura história da raça que Denise nos mostrou, ela também nos levou a um tour pela região, em lugares realmente lindos e especiais. Um destes lugares muito especiais foi o Loch Morlich, ao pé das montanhas Cairngorm. Um lugar lindo e mágico, onde tiramos muitas fotos e curtimos uma deliciosa manhã de inverno.

O nome Morlich nos chamou a atenção. Além de sonoro, nos trazia adoráveis lembranças dos Highlands e de nossa visita à Denise.

Quando voltamos ao Brasil iniciamos uma pesquisa sobre a origem e significado do nome, porém sem sucesso. E mais uma vez aparece a Denise para nos salvar. Segundo sua pesquisa, Morlich viria do     gaélico MOR LEACAINN, significando grande encosta (big hillside). Ou seja, nosso Loch Morlich seria o lago (LOCH) da grande encosta.

Sim, o Morlich era perfeito. Remetia às já mencionadas boas lembranças e ainda às montanhas, um lugar muito querido pelos peludos. Quem já esteve com um beardie caminhando pelas montanhas sabe bem o prazer e agilidade que demonstram alí.

Só faltava a aprovação da FCI e ela veio no dia 21/06/2005. Assim nasce o Morlich. Uma grande alegria para nós e um super agradecimento à Denise.



APOIO: