FAQ - Perguntas Frequentes

Collie é um termo escocês e era empregado aos cães que pastoreavam ovelhas. Desta forma surgiram o Collie Rough, Collie Smooth, Border Collie, Bearded Collie. Acredita-se que o termo originou-se a partir das ovelhas de cara preta, conhecidas como Coaley.

Embora não sejam do tipo de cão que late para qualquer coisa, também não podem ser considerados como os mais silenciosos. Normalmente latem em situações de grande excitação ou alegria, por exemplo, na chegada de uma visita, campainha, quando estão brincando, etc. Também latem para pedir algumas coisas, para chamar seus donos, outros cães, etc. Se bem educados não chegarão nunca a incomodar com seus latidos, sendo obedientes quando lhes é solicitado.

Embora tenham aparência de “urso de pelúcia”, beardies são cães rústicos, selecionados no passado por sua capacidade de trabalhar em condições adversas e resistir a condições extremas. Por não serem uma raça popular, a criação é muito criteriosa e responsável. Sua seleção está baseada, entre outros, nos aspectos de saúde e genética. É importante verificar que o criador tenha controle rigoroso de displasia e conheça o histórico de seus antepassados. Como outras raças, podem apresentar doenças auto-imunes ou alergias. Nenhuma destas doenças, no entanto, é de grande incidência e o bearded collie pode realmente ser considerado uma raça bastante saudável.

Você terá que conviver com isto, portanto análise muito bem estes aspectos: - Beardies precisam de escovação - Seu pelo costuma carregar folhas, grama, todo tipo de coisa que se pode encontrar em um jardim para dentro de casa. Nada bom para quem se preocupa excessivamente com limpeza. Embora tenham aspecto de “urso de pelúcia”, são seres vivos e precisam de liberdade. - Beardies são cães ativos e precisam se exercitar e brincar - Beardies precisam de contato com a família. Não são definitivamente o tipo de cão que viveria feliz estando o tempo todo do lado de fora da casa e encontrando com seu dono esporadicamente. - Beardies são muito inteligentes e precisam de treinamento e pulso firme ou terão o controle da situação, como melhor lhes convir. Pulso firme, no entanto, não significa gritos e agressões, pois respondem somente a reforço positivo e tratamento digno. Se você gritar com seu cão ele ficará ainda mais confuso, desorientado e não aprenderá nada. - Beardies amam a vida e gostam de pular e brincar. A maioria não hesitará em pular no sofá ao lado de sua visita, mesmo que seja óbvio que ele não caberá naquele pequeno espaço. Acredite, ele caberá! Portanto, se o comportamento não lhe agrada, será necessário treinamento ou... outra raça.

Como qualquer cão, precisam ser corretamente vacinados e alimentados. Uma ração de boa qualidade é recomendável, pois além de manter o cão saudável, manterá também sua pelagem vistosa. Embora pareça um cão grande, é muito esbelto, pesando entre 21 e 27 quilos. Na fase adulta come em torno de 300g (3 xícaras) por dia de ração, portanto um pacote de 15kg chega a durar 1 mês e meio. Por outro lado, espere pagar caro se tiver que tratar de sua beleza em uma pet shop especializada. Um banho e secagem de um bearded collie custa duas ou três vezes mais que um banho em um animal de pelo curto ou porte pequeno.


Com certeza não é o melhor lugar para um bearded collie, pois são cães ativos e que gostam de espaço. No entanto, é um cão bastante adaptável, e passeios, uma boa caminhada e alguns exercícios podem suprir suas necessidades. Lembre-se que o bearded collie não é o cão ideal para quem não aprecia a vida ao ar livre. Beardies amam a natureza e vê-los ao vento, seu pelo voando e seu olhar de prazer é simplesmente um espetáculo. 

Se o cão viver em um apartamento, o ideal e necessário é aproveitar o final de semana para uma boa caminhada por um parque, e um local onde o cão possa passear e correr livremente.

Sua pelagem realmente assusta quem o vê pela primeira vez e requer sim escovação constante, porém a manutenção não é complicada. Dependendo de sua linhagem, apresentarão um pelo mais ou menos denso, com maior ou menor quantidade de subpelo. A fase mais delicada é dos 9 aos 18 meses, quando trocam o pelo de filhote pelo de adulto. Nesta fase, a escovação a cada 3 dias é necessária, para remoção dos pelos que estão se soltando. Após isto e na fase adulta, uma boa escovação uma vez por semana já é suficiente. O dono deve se programar para dispender uma hora por semana de seu tempo cuidando da pelagem do cão. Além disto, deve se lembrar que os banhos são mais longos, bem como a secagem, e se o dono não puder banhar-lhe em casa, deve se preparar para pagar o preço necessário para sua manutenção em pet shops. A boa notícia é que a raça não requer nenhum trimming (corte de pelos), aconselhando-se apenas que o proprietário proceda a uma tosa higiênica e corte das unhas. Alguns proprietários cortam o pelo mais curto para facilitar a manutenção, em especial quando seus cães ficam mais velhos e já não toleram tão bem uma escovação mais longa.

Se a freqüência correta de escovação for mantida, com remoção dos pelos mortos, o bearded collie soltará pouco pelo e certamente não se encontrarão pela casa ou nas roupas.



APOIO: